Comunicações Científicas

Normas para submissão de Resumo:

Os participantes do evento poderão apresentar até 2 trabalhos, um como autor e outro como co-autor.

Para a apresentação de trabalhos em co-autoria é necessário que os autores efetivem a inscrição no evento.

Os resumos deverão ser encaminhados até o dia 18/11 para o e-mail do evento: pos.etnico@gmail.com, indicando o (s) GT (s) no (s) qual (is) pretendem ser apresentados juntamente com o comprovante de inscrição.

As cartas de aceites dos resumos aprovados serão encaminhadas para o endereço eletrônico fornecido pelos proponentes dos trabalhos.

Os participantes que apresentarem comunicações e pôsteres deverão enviar os resumos conforme especificações abaixo:
Texto máximo de 400 palavras em espaço simples, sem contar títulos e autores.

  • Em formato Word (**. doc).
  • Fonte: Times New Roman
  • Tamanho: 12
  • Papel tamanho A4
  • Margens: superior e inferior 2,0; esquerda e direita 3,0
  • Alinhamento: Justificado
  • Três palavras-chave.

Forma de apresentação: Título em caixa alta, centralizado, na linha abaixo, nome completo do(s) autor(es), sendo um por linha, com alinhamento pela margem direita, seguido de filiação institucional (SIGLA da Instituição/Estado ou País).

Normas para submissão de Trabalhos Completos em GTs:

Os trabalhos completos deverão ser enviados para o e-mail do evento: pos.etnico@gmail.com até o dia 20/12/2013.

OBS: Comunicamos que os trabalhos completos enviados após esta data não serão aceitos para publicação no site do evento.

1) Formato do arquivo eletrônico:
Os textos serão aceitos exclusivamente em arquivos eletrônicos, formato PDF.

2) Configuração das páginas e do corpo do texto:
a) Tamanho do papel A4 (29,7x 21 cm);
b) Margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3 cm, direita 3 cm;
c) Fonte: Times New Roman, corpo 12;
d) Espaçamento entre linhas: 1,5;
e) Alinhamento: justificado;
f) Número de páginas: textos entre 8 e 12 páginas, incluindo bibliografia, figuras etc.
g) Os textos não deverão ter folha de rosto separada; todas as páginas terão número sequencial no canto inferior direito.
g) Ilustração, tabelas e gráficos: deverão aparecer no corpo do texto de forma legível e numerados.

3) Identificação do trabalho e do autor:
O trabalho deverá informar antes na parte superior antecedente ao texto:
a) Título do trabalho centralizado.
b) Nome completo do(s) autor(es), sendo um por linha, com alinhamento pela margem direita, seguido de filiação institucional (SIGLA da Instituição/Estado ou Pais)
c) Resumo com no máximo 400 caracteres, incluídos espaços; e
d) Três palavras-chave.

Pôsteres:

1) Formato do arquivo eletrônico:
Os pôsteres serão aceitos exclusivamente em arquivos eletrônicos, formato PDF. A mesma versão postada no blog do evento deve ser impressa e exposta durante o evento.

2) Formato dos Pôsteres:

  • TÍTULO DO TRABALHO (escrito com letras maiúsculas);
  • AUTOR;
  • INSTITUIÇÃO DO AUTOR;
  • AGÊNCIA DE FOMENTO DA PESQUISA (se houver);
  • OBJETO E OBJETIVOS: Visão geral sobre a pesquisa com definição clara do objeto e dos objetivos;
  • METODOLOGIA: dar uma ideia compacta da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa e suas fontes;
  • RESULTADOS E CONCLUSÕES: Indicar os principais resultados e conclusões obtidos, de acordo com os objetivos propostos;
  • REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Informar apenas as diretamente ligadas ao assunto.

3) Orientações para a apresentação do pôster:

  • O pôster deve ser confeccionado em papel, com cordão para pendurá-lo.
  • O pôster deve ter: 0,90m de largura por 1,00m de altura.
  • O texto deve ser legível a uma distância de pelo menos dois metros.
  • Utilizar uma fonte simples e de fácil leitura.
  • Organize as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente apreendidas.
  • Na composição do pôster devem ser empregadas combinações de cores que permitam um bom contraste (ex., preto sobre branco; verde sobre branco; azul sobre branco; vermelho sobre branco; branco sobre preto; branco sobre azul). Nunca utilizar: vermelho com verde ou vermelho com azul.
  • É permitida a utilização de figuras, fotos, tabelas, gráficos e esquemas possíveis, além do texto de comunicação.
  • Utilizar todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte o interesse do público.
  • É de inteira responsabilidade dos expositores a confecção de seu pôster e o seu deslocamento durante o evento.

Critério de seleção dos trabalhos

O comitê científico norteará o trabalho de seleção dos resumos a partir de um conjunto de critérios:

  • Relevância temática do trabalho, inclusive, evidenciando pertinência a um dos eixos temáticos propostos peloI Simpósio Regional sobre Vozes Alternativas: uma discussão sobre Poder, Identidades, Educação, Patrimônio, Cultura e Excluídos.
  • Consistência teórica, enfatizando as principais questões e os referenciais mais significativos que atravessarão o trabalho completo.
  • Coerência interna entre questões e abordagens teóricas, revelando capacidade argumentativa.
  • Indissociabilidade conteúdo e forma.

Recursos

  • Não estão previstos recursos às avaliações dos pareceristas.

** Os trabalhos completos aceitos para a apresentação nos GT’s serão publicados nos anais do evento disponíveis neste blog.

Normas em PDF.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s